terça-feira, outubro 4

OS VÁRIOS MODOS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA




A EXPRESSÃO ARTÍSTICA


Quando falo de um fresco, de um quadro a óleo, de um painel de azulejos, estou a falar de obras de arte, mas com técnicas bem diferentes e  isso altera completamente a expressão artística. 
Há artistas que mantém o seu cunho mesmo quando mudam de técnica. Isto acontece se a sua marca é dominada pelo traço, mas se trabalha mais com mancha é difícil, pois o comportamento dos materiais é muito diferente: uma mancha de acrílico é diferente de uma mancha de óleo... Mas o artista deve levar o seu domínio ao máximo dos máximos.
Max Ernst (Excursão em família, Óleo s/tela)
Há técnicas que são semelhantes e difíceis de detectar em foto, como o caso da têmpera de ovo, muito usada pelos clássicos, em comparação com o óleo. Como o modo de aplicação é semelhante, só muda o veículo, sendo o aspecto também acetinado. Dito de outro modo, o líquido onde se dissolvem os pigmentos é semelhante na sua base gorda, mas um é uma espécie de maionese e o outro é um óleo. Ambos são gordos.
A forma e o modo de aplicar as tintas também os encaminham para as diferentes escolas, como o surrealismo, o impressionismo, o cubismo, o pontilhismo ou fauvismo.
Paula Rego ( acrílico sobre papel e colado sobre tela)

1 comentário:

  1. Muito bem, belos quadros que para mim é tudo novidade, vocabulário técnico diferenciado para cada tipo de obra. Estou disposta a aprender à distancia...vamos lá...

    ResponderEliminar