AS PINTURAS MURAIS
São pinturas que se executam sobre uma parede, seja no exterior ou no interior de qualquer edifício.
Já falámos da pintura a fresco, que é uma pintura mural das mais antigas usadas na arquitectura. Lembramos aqui a cidade de Pompeia em Itália, onde ainda hoje podemos admirar lindas pinturas murais nos interiores dos palácios ou casas senhoriais.

![]() |
Painel cerâmico da autoria de Querubim Lapa
Encontra-se na sala de jantar da Pastelaria Mexicana em Lisboa
|
A composição deve ligar-se harmoniosamente, como uma continuação do ambiente. Hoje são permitidas muitas coisas em arte, porque o homem é legitimamente criativo. Nós não mudámos só os nossos comportamentos com as comunicações digitais; os nossos hábitos e as nossas experiências também ajudaram a uma nova compreensão da arte.
Foram distinguidos pelo "Sport Street Art" quatro artistas Portugueses em 2014 como os melhores do Mundo na execução de arte de rua e por norma executam murais.
São eles: Bordalo ll, Odeith, Whils e Eime.
Bordalo ll distinguiu-se com ”o Mocho”, um baixo relevo em que usou materiais reciclados e que se encontra numa rua da Covilhã; Odeith com “O rapaz dos pássaros”, obra executada a partir de uma foto com 80 anos do fotógrafo mais antigo de Setúbal; bem, não se pode dizer que esta obra é um mural, mas sim uma mistura de mural e escultura. Mas não quis deixar de o nomear. Whils distingue-se com “ O perfil de mulher” que está na Polónia e Eime, com o seu mural em Itália.
Agora, há poucos dias foi inaugurado o novo Mural de Lisboa de André Saraiva, executado em azulejos, técnica portuguesa e feita na fábrica” Viúva Lamego”, das poucas que fazem estes trabalhos e ainda restam em Portugal. Esta obra de arte demorou 2 anos a ficar concluída e tem uma área de 950 m2 . Este artista também veio da arte urbana dos murais de rua e fez um trabalho digno de ser admirado.
Sem comentários:
Enviar um comentário