sábado, outubro 29

OS MURAIS

AS PINTURAS MURAIS 

São pinturas que se executam sobre uma parede, seja no exterior ou no interior de qualquer edifício. 
Já falámos da pintura a fresco, que é uma pintura mural das mais antigas usadas na arquitectura. Lembramos aqui a cidade de Pompeia em Itália, onde ainda hoje podemos admirar lindas pinturas murais nos interiores dos palácios ou casas senhoriais. 
Há uma grande variedade de técnicas usadas nas pinturas murais, desde os mosaicos Bizantinos aos mosaicos mais modernos tipo “covina”, os painéis cerâmicos do ceramista Querubim Lapa e os painéis de azulejos do pintor Manuel Cargaleiro e ainda uma grande variedade de técnicas que temos espalhadas pelo Metro de Lisboa sobretudo executadas em azulejo. 
Painel cerâmico da autoria de Querubim Lapa
Encontra-se na sala de jantar da Pastelaria Mexicana em Lisboa
A pintura mural é por excelência uma pintura de ambiente e, para que fique integrada harmoniosamente no conjunto, é necessário que o artista proceda de acordo com a escala da parede (proporção e grandeza). Se for numa habitação ou edifício público, temos de ter em conta a dimensão da sala, os materiais arquitectónicos, estilo, cor, textura, forma de todos os objectos que se destinam à decoração interior, móveis necessários, cortinados, etc. Também a pintura deve estar de acordo com a função do local onde vai ajudar a criar o ambiente propício para essa dita função. Um bom exemplo é o grande mural de azulejos de João Abel Manta na Av. Gulbenkian, que faz a ligação da mata de Monsanto com a cidade de Lisboa, passando gradativamente dos verdes aos azuis e até aos vermelhos da vida citadina. 

A composição deve ligar-se harmoniosamente, como uma continuação do ambiente. Hoje são permitidas muitas coisas em arte, porque o homem é legitimamente criativo. Nós não mudámos só os nossos comportamentos com as comunicações digitais; os nossos hábitos e as nossas experiências também ajudaram a uma nova compreensão da arte.
Não podemos esquecer grandes artistas de rua apelidados de Grafiteiros, que executam murais com técnicas variadas de grande qualidade e que hoje são respeitados como tal por esse mundo fora. 

Foram distinguidos pelo "Sport Street Art" quatro artistas Portugueses em 2014 como os melhores do Mundo na execução de arte de rua e por norma executam murais. 

São eles: Bordalo ll, Odeith, Whils e Eime.

Bordalo ll distinguiu-se com ”o Mocho”, um baixo relevo em que usou materiais reciclados e que se encontra numa rua da Covilhã; Odeith com “O rapaz dos pássaros”, obra executada a partir de uma foto com 80 anos do fotógrafo mais antigo de Setúbal; bem, não se pode dizer que esta obra é um mural, mas sim uma mistura de mural e escultura. Mas não quis deixar de o nomear. Whils distingue-se com “ O perfil de mulher” que está na Polónia e Eime, com o seu mural em Itália. 
Agora, há poucos dias foi inaugurado o novo Mural de Lisboa de André Saraiva, executado em azulejos, técnica portuguesa e feita na fábrica” Viúva Lamego”, das poucas que fazem estes trabalhos e ainda restam em Portugal. Esta obra de arte demorou 2 anos a ficar concluída e tem uma área de 950 m2 . Este artista também veio da arte urbana dos murais de rua e fez um trabalho digno de ser admirado.


Dois pormenores do recente mural de André Saraiva no Campo de Santa Clara, Lisboa






Sem comentários:

Enviar um comentário