domingo, dezembro 18

BOAS FESTAS

 MENINO QUE ENCHE CORAÇÕES



No seguimento da preparação das telas, lembrei-me de vos oferecer um Menino que enche o meu coração, não por ter sido feito por mim já há alguns anos, mas porque O amo de todo o meu coração e sei que me ajudou a transmitir o que vive em mim.

Apresento-vos o Menino Jesus, desejando a todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo e que Ele perdure no coração de todos os homens, nos nossos corações e nos corações das nossas famílias.
  

  
Vamos então dar alguns esclarecimentos sobre esta obra: 

Na execução, aplicámos uma técnica mista sobre tela. Usámos tintas de acrílico, tapa-fendas e, por último, as tintas de óleo. Esta técnica vive essencialmente da preparação da tela. A textura da tela é obtida por aplicação de um preparado para telas espesso e não por aplicação de tinta pastosa. Também podemos verificar alguns sulcos nas folhas de azevinho, feitos com um estilete sobre o preparado. A tinta, na generalidade, tem uma consistência leve e nalguns casos é aplicada em aguada. Texturar uma superfície é um truque que nos retira da monotonia de uma tela lisa e mais facilmente chegamos aos melhores resultados pretendidos. Umas linhas atrás, chamo a atenção para a aplicação da tinta de óleo em último lugar, pois a tinta acrílica nunca se aplica sobre uma base gorda, a não ser que eu queira obter um craclé. É uma regra básica em pintura: a camada mais gorda é sempre a última a ser aplicada.

Para melhor esclarecimento, apresento mais três obras em que utilizei a mesma técnica.

BOAS FESTAS!   

                                                                                                                                     



                                                                                                                 
  

Sem comentários:

Enviar um comentário