sábado, novembro 26

CONTINUAÇÃO DO TRATAMENTO DA TELA


OS RELEVOS E AS TEXTURAS PARA TÉCNICA MISTA

Sobre tela ou madeira

Quando pensar em usar relevos ou texturas, deve pensar em preparar a tela ou a madeira nesse sentido.
A seguir ao tratamento com a cola, para selar o suporte, use uma argamassa de compra para modelar os relevos ou mesmo desenhar grafismos. Um tapa-fendas usado na construção civil serve e é bastante duradouro, pois eu já usei. Tenho trabalhos com mais de 10 anos que não apresentam uma fenda ou qualquer tipo de deterioração. Mas também pode fabricar o seu preparado de gesso e grude.
O grude é uma cola, portanto uma substância aglutinante, que permite a aderência das substâncias às superfícies. É uma cola forte e pouco purificada, ideal para suportes que não exijam grande pureza.
Temos então de fazer a cola.

Cola de grude

Grude – 20 gramas
Água – ½ litro
Glicerina – algumas gotas  

Coloca-se o grude na água e vai a lume brando mexendo sempre sem deixar ferver. Quando está completamente dissolvida, acrescentam-se algumas gotas de glicerina e a cola está pronta.

Argamassa de gesso

Depois de fazer a cola, junte o gesso aos poucos até saturar o líquido; depois, mexa o gesso e, como a proporção do gesso tem de ser de acordo com a dureza que pretende obter, pode acrescentar mais algum gesso até encontrar a dureza que necessita. Se pretende uma textura mais áspera e mais robusta, junte alguma areia.
Depois de cobrir a tela com o preparado, pode, com a ajuda dum estilete, desenhar alguns grafismos, fazer relevos ou criar texturas diferentes alterando somente a rugosidade. Na criatividade somos sempre livres, a marca tem de ser nossa.
Este preparado aplica-se ainda morno e no mesmo dia em que se fabrica.
Se optar pelo tapa-fendas, depois de o usar, deve deixá-lo bem tapado e vedar a caixa com fita gomada para o poder usar por mais algumas vezes.
Se quer mesmo modelar figuras em relevo, até pode usar panos, mas nesse caso tem de fazer o preparado mais fluído para mergulhar os panos. Ao tapa-fendas também pode acrescentar água para que o preparado fique mais fraco e possa modelar com panos. Por baixo dos panos, para fixar o relevo pode usar papel de jornal amachucado e embebido em cola.

Aqui ficam alguns trabalhos meus onde utilizei estas técnicas.

Técnica mista sobre tela (com tapa-fendas, pano e tinta acrílica)

Técnica mista sobre tela e alguns grafismos (com tapa-fendas, acrílico, folha de ouro e óleo)
Técnica mista-baixo - relevo sobre tela (com tapa-fendas, ligaduras de gesso, panos e tinta acrílica)

Sem comentários:

Enviar um comentário