A composição
Algumas regras simples sobre
composição
Vou tentar explicar de uma
maneira simples o que de certo modo é complicado, mas penso que tudo se torna
fácil com a prática e não vale a pena complicar indo ao pormenor de situações confusas.
Quando falamos de composição em
pintura, falamos dos elementos que pretendemos pintar e da sua distribuição no
suporte, seja um prato, uma caixa, uma tela, uma parede, etc.
A força dos elementos depende do
lugar que lhes reservamos no suporte.
Temos de ter em conta algumas regras básicas:
1 – O que pretendo comunicar deve ficar dentro da tela, com algum espaço vazio para que a composição crie força.
2 – Não devo criar muitos pontos de focagem, isto é, não devo dar a mesma importância a vários elementos ao mesmo nível, para que a pintura não fique confusa.
3 - As formas devem ser variadas, para não criar monotonia e devem estar equilibradas em cor e espaço.
4 – Se alterar a textura num determinado espaço, tenho de equilibrar no oposto.
5 – A distribuição da luz também tem muita importância, sobretudo nos vários planos.
6 – Uma obra de arte deve apresentar pelo menos três planos na profundidade: O 1º plano, o 2º plano e o 3º plano.
7 – O 1º plano é o que fica mais perto do observador, o 2º a seguir e assim sucessivamente. O 1º terá as cores mais fortes; à medida que os planos se afastam, as cores ficam mais esbatidas. O tamanho dos objectos também se altera com o afastamento do plano.
8 – As cores também são mais leves ou mais pesadas consoante sejam frias ou quentes e é conveniente equilibrá-las. Um espaço pequeno de uma cor quente equilibra-se com um espaço maior de uma cor fria. Dentro das cores quentes, o amarelo é a mais pesada porque é a mais forte.
9 – Podemos tornar as cores mais quentes ou mais frias, conforme a cor que lhe adicionamos, fria ou quente.
Penso que transmiti o suficiente
para desenvolver algum trabalho ou olhar para os trabalhos dos outros com algum
sentido crítico. Mas não vale a pena pensar muito no assunto, devemos entregar-nos ao momento criativo sem grandes preocupações. O resto também vem depois.
Nesta obra da autoria de Paula Rego, podemos
observar com clareza os planos principais.
Está em 1º plano a menina da prova,
com as cores mais claras e com maior visibilidade, destacando-se a sua figura no
quadrante superior direito, para o qual as pessoas olham instintivamente. Os
pintores conhecem-no e os publicitários também.
Depois temos o plano intermédio
com a menina sentada a ver a prova, a costureira e a outra figura mais pequena.
E, finalmente, vemos o plano de fundo, bastante escuro, quase imperceptível. E é tudo isto que dá profundidade a esta obra.
Com esta professora, eu também estou a aprender pintura, uma das lacunas da minha formação académica. Ant. Henriques
ResponderEliminarEspero que arranjes tempo.
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