segunda-feira, outubro 17

VAMOS VOLTAR À PINTURA


A composição

Algumas regras simples sobre composição

Vou tentar explicar de uma maneira simples o que de certo modo é complicado, mas penso que tudo se torna fácil com a prática e não vale a pena complicar indo ao pormenor de situações confusas.
Quando falamos de composição em pintura, falamos dos elementos que pretendemos pintar e da sua distribuição no suporte, seja um prato, uma caixa, uma tela, uma parede, etc.
A força dos elementos depende do lugar que lhes reservamos no suporte.

Temos de ter em conta algumas regras básicas:

1 – O que pretendo comunicar deve ficar dentro da tela, com algum espaço vazio para que a composição crie força.

2 – Não devo criar muitos pontos de focagem, isto é, não devo dar a mesma importância a vários elementos ao mesmo nível, para que a pintura não fique confusa.

3 -  As formas devem ser variadas, para não criar monotonia e devem estar equilibradas em cor e espaço.

4 – Se alterar a textura num determinado espaço, tenho de equilibrar no oposto.

5 – A distribuição da luz também tem muita importância, sobretudo nos vários planos.

6 – Uma obra de arte deve apresentar pelo menos três planos na profundidade: O 1º plano, o 2º plano e o 3º plano.

7 – O 1º plano é o que fica mais perto do observador, o 2º a seguir e assim sucessivamente. O 1º terá as cores mais fortes; à medida que os planos se afastam, as cores ficam mais esbatidas. O tamanho dos objectos também se altera com o afastamento do plano.

8 – As cores também são mais leves ou mais pesadas consoante sejam frias ou quentes e é conveniente equilibrá-las. Um espaço pequeno de uma cor quente equilibra-se com um espaço maior de uma cor fria. Dentro das cores quentes, o amarelo é a mais pesada porque é a mais forte.

9 – Podemos tornar as cores mais quentes ou mais frias, conforme a cor que lhe adicionamos, fria ou quente.
Penso que transmiti o suficiente para desenvolver algum trabalho ou olhar para os trabalhos dos outros com algum sentido crítico. Mas não vale a pena pensar muito no assunto, devemos entregar-nos ao momento criativo sem grandes preocupações. O resto também vem depois. 
"A prova", da autoria de Paula Rego, em acrílico sobre papel colado em tela
Nesta obra da autoria de Paula Rego, podemos observar com clareza os planos principais.
Está em 1º plano a menina da prova, com as cores mais claras e com maior visibilidade, destacando-se a sua figura no quadrante superior direito, para o qual as pessoas olham instintivamente. Os pintores conhecem-no e os publicitários também.

Depois temos o plano intermédio com a menina sentada a ver a prova, a costureira e a outra figura mais pequena.

E, finalmente, vemos o plano de fundo, bastante escuro, quase imperceptível. E é tudo isto que dá profundidade a esta obra.

2 comentários:

  1. Com esta professora, eu também estou a aprender pintura, uma das lacunas da minha formação académica. Ant. Henriques

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