segunda-feira, outubro 24

AVANÇAR SEM REDE - PARTE 2

E se voltar a avançar sem rede? Aceita o desafio?


Vamos preparar o material
A raposa e as uvas - acrílico e lápis de cor s/ papel


O que precisa para avançar


1 – Uma folha de papel A4
2 – Tintas acrílicas ou guaches
3 – Uma mica A4 
4 – 2 ou 3 copos de plástico
5 – 2 ou 3 pincéis pequenos, (se o suporte é uma folha pequena os pincéis têm de estar relacionados).
6 – Lápis de cor, se forem de aguarela melhor.
7 – Forre a mesa com jornais velhos, para não ter surpresas. Arranje um pano velho e um frasco com água para poder limpar os pincéis mais facilmente.

Concentração absoluta

1 – Faça 2 ou 3 cores primárias no máximo, dentro dos copos, junte pouca água para que a tinta tenha algum corpo. Se colocar o amarelo junto do azul, o provável é que lhe apareça um verde e assim pode acontecer com outras cores. Observe esse resultado e aproveite-o.
2 – Coloque a mica na sua frente. Concentre-se e, ao distribuir a tinta sobre ela, não esqueça algumas regras de composição que já conhece. Tente que as manchas fiquem dentro da folha com algum espaço à volta e tenham áreas e formas diferentes.
3 – Pegue na folha A4 e coloque sobre a mesa. Vire a mica já com a tinta e coloque sobre o papel A4, passe a mão sobre a mica e decalque tentando deformar as manchas. Retire a mica, se necessitar use os pincéis para prolongar ou alisar alguma mancha, sobretudo no caso de não agradar a textura. Deixe secar um pouco.
4 – Olhe para o resultado, pense no que vê e se lhe lembra algo que conheça? Pegue nos lápis e tente completar as figuras que as manchas lhe sugerem. Se observar bem, o que está no papel é algo que queria transmitir.
5 -  Não esqueça que o equilíbrio da cor também é importante na composição. Por exemplo, equilibre o quadrante superior esquerdo com as cores do canto inferior direito. O equilíbrio em diagonal torna-se mais harmonioso. A composição fica com mais movimento.

As obras que apresento neste post foram executadas pelo processo descrito atrás.

     
ESPERO NOTÍCIAS.
A festa da amizade - acrílico e lápis sobre papel

2 comentários:

  1. Gostei muito deste post, sobretudo da festa da amizade...
    Frequentei o curso de blogues consigo em Outubro. Também estou entusiasmada com o meu culturasentidas. Vá lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel por chegar até aqui. Eu já pensei em si,mas meti-me nestes trabalhos e o tempo é sempre pouco. Vou lá agora mesmo.

      Eliminar